segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Tide Hellmeister - Um destruidor de vaidades

Tide Hellmeister (1942-2008) é associado à colagem. Nada mais justo, por ser um mestre do gênero e um dos responsáveis pela técnica ganhar no Brasil o status de um recurso plástico dos mais complexos e ricos em suas múltiplas decisões seja no ato de escolher o que seria colado, seja no ato de selecionar onde isso aconteceria.
    A prática da colagem está relacionada, em Tide, a outros aspectos das artes plásticas, como o desenho, a pintura e a caligrafia. Diversas técnicas caminham em conjunto na forma de expressar uma visão de mundo crítica, irônica e onírica tanto ao tratar da figura humana como nas mais variadas e criativas composições.
    A sua experiência com gráfica e tipografia e o seu poder de observação do cotidiano o levaram a um grau de excelência na elaboração de personagens, para os quais inventava também narrativas, e no estabelecimento de um estilo facilmente reconhecível, fruto da grande familiaridade com aquilo que desejava trabalhar.
    Seguramente o que mais impressiona no artista paulista é a forma como oferece uma leitura da realidade sem perder o bom humor, mas com um certo tom amargo. A ilusão da perenidade da existência, a excessiva seriedade do mundo e as mais diferentes manifestações de vaidade são destruídas pelo artista com a tesoura, a cola e o pincel.
   
Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário